Estudos e publicações técnicas

Bibliografia
Dissertações académicas

Pomar de Medronheiros. Rede Rural Nacional

César Galaio iniciou em 2008 um pomar de medronheiro numa herdade localizada em Trigaches, Beja. Conheça as dificuldades e os desafios em torno do negócio do medronho, mas também as oportunidades que este produtor soube agarrar.

Vídeo produzido pelo Ponto Focal do Alentejo da Rede Rural Nacional. (mais…)

Medronheiro – Manual de boas práticas para a cultura (2ª ed.)

A REN, em parceria com a ESAC e a CPM publicaram a segunda edição do livro Medronheiro – Manual de boas práticas para a cultura. Esta publicação divulga as potencialidades desta espécie enquanto fruto com elevado potencial na indústria agroalimentar, na cosmética e como medicinal ou ornamental. Constitui também um conjunto de orientações práticas sobre a instalação, manutenção, práticas culturais e colheita do fruto. (mais…)

Cadeia de Valor e Estado da Arte da Fileira do Medronho. CEVRM

A cadeia de valor do Medronho, nos dias de hoje, é caracterizada por um elevado dinamismo, tanto ao nível de novos agentes, como ao nível de novos conhecimentos técnicos e científicos. O presente documento pretende fazer um estudo mais quantitativo da cadeia de valor e identificar o estado de arte do conhecimento técnico-científico para cada etapa da cadeia de valor. (mais…)

Manual de boas práticas para a cultura do medronheiro. ESAC

Sendo crescente o interesse pela cultura do medronheiro e emergente a sua relevância no panorama dos frutos vermelhos que se produzem em Portugal, esta publicação da ESAC vem colmatar uma lacuna sentida pela generalidade dos actores envolvidos neste sector.

(mais…)

Vídeo “Alfarroba e Medronho – O estado da arte”. ADPM

“Recursos emergentes em Territórios de baixa densidade” é um projecto promovido pela ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, financiado pelo PDR2020. Com este vídeo pretendemos dar a conhecer a investigação que tem sido realizada nos últimos anos nestas duas culturas. Apesar de bastante diferentes, partilham muitos pontos em comum na sua exploração e um grande potencial. (mais…)

Medronheiro – Caderno Técnico. INIAV

Publicação produzida no âmbito do projecto “Inovação e Novas Tecnologias no Aproveitamento do Medronho”. Estrutura-se em três capítulos:

Capítulo I – Produção de medronho para destilar.

Capítulo II – A produção de medronho para fruto não destilado.

Capítulo III –  Produtos transformados do medronho. (mais…)

O contributo da ESAC para a valorização do Medronheiro em Portugal. ESAC

Apresentação em Proença-a-Nova a 26 de Março de 2016 para a divulgação da investigação desenvolvida pelos seguintes investigadores da ESAC e parceiros (DRAPC; INIAV; GREENCLON, LDA; Univ. do Algarve):

Gomes, F.; Gama, J.; Figueiredo, P.; Maia, J.; Clemente, M.; Plácito, F.; Pato, R.L.; Botelho, G.; Franco, J.; Nazaré, N.; Santos, R.; Guilherme, R.; Melo, F.; Santos, S.; João, C.; Curado, F.; Casau, F.; Duarte, I.; Vasconcelos, T.; Rodrigo, I.; Henriques, M.; Machado, H.; Caldeira, I.; Sousa, R.; Galego, L.; Antunes, D.

(mais…)

Análise do mercado sobre as potencialidades do consumo de medronho em fresco: Resultados preliminares. ESAC

Com o objetivo de conhecer as potencialidades do consumo do medronho em fresco têm sido desenvolvidos estudo físico-químicos e organoléticos e realizada a sua selecção. O fruto não é alvo de comercialização fora da sua área de produção e a venda é restrita a feiras locais, integrada em sistemas de comercialização muito curtos e com reduzida capacidade económica. (mais…)

O Medronho e suas utilizações alimentares. UAlg

 

Realizada no âmbito do Projeto “Rede Temática para a Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo”, a presente publicação aborda as principais utilizações do medronho, seu consumo em fresco, sua transformação e utilizações inovadoras.

 

Inovação em Pomares de Medronheiro e Medronho não Destilado. CEVRM

A presente publicação apresenta o contributo de todos os parceiros e colaboradores do projeto “Inovação e Novas Tecnologias no Aproveitamento do Medronho”, descrevendo o estado atual do conhecimento, investigação e inovação sobre a cultura do medronheiro em regime de pomar e conservação/processamento do medronho em fresco e desidratado.  (mais…)

Estudo Económico do Desenvolvimento da Fileira do Medronho. Fórum Florestal

Este estudo enquadra-se na estratégia de valorização da floresta do Fórum Florestal, procurando estudar a dinamização da fileira do medronho e compreender a sua rentabilidade. Este documento tem por base a análise de documentação sobre o sector, a recolha de dados estatísticos e a realização de um conjunto de reuniões e entrevistas.

(mais…)

Conservação do medronho para consumo em fresco. Voz do Campo

A utilização dos frutos para fresco apresenta-se como uma alternativa viável de rendimento em complementação à produção de aguardente de medronho. No entanto, os frutos são altamente perecíveis pelo que a sua comercialização em fresco requer cuidados especiais.

(mais…)

Medronheiro: do “garimpo” à plantação. DRAPC

A aguardente de medronho é o produto nobre que se obtém a partir dos frutos maduros do medronheiro, cuja colheita é praticada ancestralmente nos terrenos de aptidão florestal das regiões serranas do centro de Portugal.

(mais…)

Exigências legais para o licenciamento de estabelecimentos industriais (tipo 4) de produtos agro-alimentares e bebidas: O caso das aguardentes não preparadas (cae 15912)

O presente texto trata das formalidades legais para licenciar a produção de aguardentes não preparadas, enquanto estabelecimentos industriais de tipo 4, respectivo licenciamento de obras, quando for caso disso, inscrição como pequena destilaria (para efeito de imposto especial sobre o álcool), nos casos aplicáveis, e para a obtenção do estatuto de depositário autorizado e constituição de entreposto fiscal de produção incluindo a redução do imposto quando a ela houver lugar.

(mais…)

Exigências legais para o licenciamento de estabelecimentos industriais (tipo 4) de produtos agro-alimentares e bebidas: O caso da produção de licores e outras bebidas destiladas (CAE 15913)
. DRAALG

O presente texto trata das formalidades legais para licenciar a produção de licores e outras bebidas destiladas, enquanto estabelecimentos industriais de tipo 4, respectivo licenciamento de obras, quando for caso disso, e da obtenção do estatuto de depositário autorizado e constituição de entreposto fiscal de produção (para efeito de imposto sobre o álcool e bebidas alcoólicas).

Decreto-Lei n.º 238/2000. DR / MADRP

Sendo a aguardente de medronho uma bebida de qualidade tipicamente portuguesa, a sua genuinidade tem de ser protegida, pelo que importa estabelecer parâmetros necessários à sua caracterização. Assim, pelo presente diploma define-se e caracteriza-se a aguardente de medronho, fixando-se também as regras relativas ao seu acondicionamento e rotulagem. (mais…)

Carta da distribuição de figueira e medronheiro. DG Ambiente

A Carta da Distribuição de Figueira e Medronheiro, Carta II.6 do Atlas do Ambiente, na escala 1:1 000 000, baseou-se na “Carta Preparação” da Carta Agrícola e Florestal, na escala 1:250 000, elaborada pelo Serviço de Reconhecimento e Ordenamento Agrário.

(mais…)