Artigos e notícias

Pão de medronho está à venda

(…) Desenvolvido nos últimos 10 anos pelo chefe de cozinha e nutricionista Rui Lopes, mestrando em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, o primeiro pão de frutos vermelhos é obtido a partir de farinhas não corrigidas, de longevidade superior, que lhe permitem manter a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil. (…)

O medronho não dá só aguardente. Em Vila Nova de Tazem dá azeite

Uma chegada inesperada ao lagar de azeite de Vila Nova de Tazem. “É medronho apanhado ontem, em Oliveira do Hospital, no Vale dos Sonhos, inclinado para o Rio Alva, onde arderam 40 hectares de medronheiros”, descreve Nuno Pereira, 39 anos, sob o olhar atento de outros produtores de azeite que, curiosos, espreitam as caixas com o fruto que costuma ser utilizado para aguardente.

Inquérito Coopera_RS – Medronho

O projeto COOPERA_RS insere-se no âmbito do programa PROVERE de Valorização Económica de Recursos Endógenos na região do Alentejo e pretende promover práticas de cooperação e competição dentro das fileiras dos recursos silvestres. Este inquérito tem como objetivo identificar e georreferenciar os recursos públicos e privados existentes (equipamentos, infraestruturas, outros) e potencialmente partilháveis dentro da fileira, de maneira a apoiar e estimular a criação de valor em torno dos recursos silvestres.

Pomar de Medronheiros. Rede Rural Nacional

César Galaio iniciou em 2008 um pomar de medronheiro numa herdade localizada em Trigaches, Beja. Conheça as dificuldades e os desafios em torno do negócio do medronho, mas também as oportunidades que este produtor soube agarrar.

Vídeo produzido pelo Ponto Focal do Alentejo da Rede Rural Nacional. (mais…)

Lançado Manual do Medronho. Agrotec

A REN, em parceria com a ESAC e a CPM publicaram a 2ª ed. desta publicação que  divulga as potencialidades desta espécie enquanto fruto com elevado potencial na indústria agroalimentar, na cosmética e como medicinal ou ornamental e abrange a instalação, manutenção, práticas culturais e colheita do fruto. (mais…)

Medronheiro – Conversão da planta silvestre numa planta fruteira rentável. Agrociência

Têm sido diversos os trabalhos de investigação realizados no âmbito de projetos de ID&D (FCT e ProDeR) e em colaboração com diversas entidades de investigação (INIAV, Universidade do Algarve), extensão rural (DRAPC), produtores (Lenda da Beira) e empresas (GreenClon) abrangendo toda a fileira do medronho (www.esac.ptmedronho). (mais…)

Municípios do Pinhal Interior unem-se na valorização do medronho. Agronegócios

As câmaras municipais de Proença-a-Nova, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei e Fundão assinaram recentemente um protocolo com a Cooperativa Portuguesa de Medronho (CPM) onde se definem linhas de orientação que têm como objectivo «valorizar um importante recurso do Pinhal Interior e divulgá-lo com uma possível e importante fonte de rendimento para os proprietários de terrenos». (mais…)

Medronheiro. Jardins

Já era conhecido e comido na Grécia Antiga, mas foi ignorado pelos Romanos e o seu valor alimentar e medicinal só mais tarde foi reconhecido. Os seus frutos têm um forte poder anti-bacteriano mas não deve exagerar no seu consumo. Saiba porquê.