![](https://emed.pt/wp-content/uploads/2019/02/Logo-In-loco.png)
A Associação In-Loco convida todos os interessados pela fileira do medronho a estarem presentes no dia 18 de Setembro de 2019, às 15h, em Silves, na Biblioteca Municipal para a realização de um encontro em que possamos refletir e definir cooperações, articulações e estratégias em torno da temática “A Fileira do Medronho”.
O aumento da área de produção de medronho e consequente aumento da produtividade vai levantar novos desafios, entre vários destacam-se:
– necessidades em mão-de-obra;
– necessidade em lançar novos produtos para o mercado, com base no medronho, para diversificar e valorizar a oferta;
– necessidade de divulgar e promover a investigação sobre as características e utilizações do medronho;
– necessidade de apoiar a instalação de novas unidades ou unidades complementares que diversifiquem o uso do medronho;
– melhoria e garantia de qualidade, certificações e/ou outras soluções;
– trabalhar nos aspetos legais e fiscais;
Estes desafios e outros merecem a atenção de todas as entidades e agentes locais e uma concertação de esforços entre as estratégias e âmbitos de intervenção de cada um.
Consideramos que este encontro vai na mesma linha orientadora do Governo, que em Junho de 2016 a Assembleia da República aprovou uma resolução onde recomenda ao Governo medidas de apoio à cultura do medronheiro e à produção de aguardente de medronho.
Gostaríamos de contar com a vossa presença para que conjuntamente entidades e agentes locais possam debater as necessidades e potencialidades deste sector e preparar uma estratégia conjunta numa perspectiva a longo prazo, nomeadamente o período de execução do próximo quadro comunitário.
O objectivo deste workshop é sobretudo reflectir sobre o passado e o presente do trabalho implementado e o futuro que poderá ser determinante para esta fileira nesta região, e as eventuais articulações com o Baixo Alentejo
Passado e Presente:
Avaliar o impacto do trabalho desenvolvido na fileira do Medronho ao longo das últimas décadas; Avaliar o impacto da certificação IGP Aguardente de Medronho; Avaliar as melhorias efectuadas no sector (produção e transformação); O investimento na Promoção da Aguardente de Medronho; entre outros
Futuro:
A “Fileira do Medronho” é um sector transversal à economia local e à região do Algarve? Estará na sua totalidade desenvolvida e potenciada? Poderá assumir um papel dinamizador e criar riqueza para a região? Poderá ser um pilar na gestão e ordenamento do território? Deverá a região toda mobilizar-se em torno da “Fileira do Medronho” para que a região mereça o destaque nacional pelo trabalho imenso que durante tanto tempo tem desenvolvido?
Lançamos estas questões e o desafio a participarem neste encontro para debater e propor a implementação da estratégia para a “Fileira do Medronho”.
Organizado pela Associação In-Loco
Agradecemos confirmação da vossa participação para o e-mail [email protected]